Meio Ambiente
Iema instala nova estação de monitoramento de qualidade do ar em Vila Velha
CIDADES
Por Karolina Gazoni*
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) dará início à instalação de uma nova estação automática de monitoramento da qualidade do ar no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), localizado no bairro Soteco, em Vila Velha. O objetivo é retomar o monitoramento da qualidade do ar na região central de Vila Velha, substituindo a antiga estação Vila Velha Centro, desativada em 2021 devido a furtos e arrombamentos.
A estação, que será instalada em um abrigo móvel, contará com a mais avançada tecnologia disponível no mercado, o que proporcionará maior facilidade na manutenção e mobilidade, caso necessário. O novo monitoramento contará com a instalação de analisadores de gases (SO₂ e NOₓ), material particulado (MP10 e MP2,5) e coletores para monitoramento manual de poeira sedimentável (PS), além de sensores meteorológicos. A nova instalação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Iema e a instituição de ensino, formalizada por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado em setembro de 2024.
“Essa nova estação será um marco na gestão da qualidade do ar na Grande Vitória. A região próxima ao Centro de Vila Velha estará novamente contemplada com monitoramento da qualidade do ar, o que representa um avanço significativo desde o início da operação da rede de monitoramento desde 2000”, afirmou o coordenador de Qualidade do Ar do Iema, Vinicius Rocha Silva.
A nova estação será também um dos pontos de monitoramento do Estudo de Caracterização e Identificação de Fontes do Material Particulado da Grande Vitória, projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). No local, serão instalados analisadores e coletores que permitirão a coleta de material particulado para análises científicas.
A empresa responsável pela implantação da estação já foi contratada, e as atividades de planejamento das obras e do projeto de instalação estão em estágio inicial. A expectativa é que a estação entre em operação em junho de 2026.
“Com esta ação, o Iema reafirma seu compromisso com o monitoramento ambiental e a promoção de ações de educação ambiental, que envolverão a comunidade local e a academia, além de contribuir para o avanço da pesquisa científica na área”, explicou Mário Louzada, diretor-geral do Iema.
————————————————
- Iema / Comunicação – Conteúdo
- Foto/Destaque: Reprodução / Internet
CIDADES
Réveillon inclusivo: Prefeitura de Vitória distribui abafadores para pessoas sensíveis a ruídos
Por Bárbara Bueno Sá* – Vitória / ES
Empatia, cuidado e inclusão marcaram a manhã desta segunda-feira (30) na Casa do Cidadão, em Itararé. A Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), iniciou a distribuição gratuita de 1.000 abafadores de som destinados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ao público sensível a ruídos, para garantir conforto a todos durante os festejos do Réveillon.
A iniciativa busca reduzir os impactos sonoros pela celebração da virada do ano que, mesmo com a utilização de fogos de artifício de baixo ruído, podem gerar incômodo a quem tem hipersensibilidade ao barulho. A medida vai garantir que mais pessoas possam vivenciar esse momento de celebração com conforto e segurança. Até as 14h, cerca de 400 abafadores já haviam sido entregues.
Entre os pais que compareceram à Casa do Cidadão estava Leandro, morador de São Cristóvão, que foi buscar o abafador para a filha Alice Vitória, de 5 anos, diagnosticada com TEA. “Esse abafador é uma ajuda muito grande para a sensibilidade da criança autista. Não só para minha filha, mas para milhares de crianças. É como se elas pudessem curtir o Réveillon do jeito delas, de forma mais tranquila e harmônica, sem estresse. Só temos a agradecer. Toda ajuda é bem-vinda, e essa ação é muito gratificante”, destacou.

Entrega de abafadores de ruído para o Réveillon
Moradora de Itararé, Maria Santa de Souza Costa também esteve no local com o filho Carlos Eduardo, de 6 anos. Ela contou que, por causa do barulho dos fogos, sempre deixou de participar das comemorações de fim de ano. “Durante muito tempo, eu evitava o Réveillon porque o barulho incomodava muito meu filho. Com esse abafador, vou tentar pela primeira vez levá-lo para ver a queima de fogos. Quero observar como ele vai reagir, com mais segurança e tranquilidade. Acredito que vai ajudar bastante e pode ser uma experiência boa para nós dois”, afirmou.
A ação foi recebida com emoção por muitos pais e responsáveis, que agradeceram a iniciativa e ressaltaram a importância de políticas públicas voltadas à inclusão e ao cuidado com as pessoas mais sensíveis aos estímulos sonoros.
Para o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, a distribuição dos abafadores reforça o compromisso da gestão municipal com um Réveillon mais humano e acessível. “Vitória é uma cidade que cuida das pessoas. Essa ação é sobre garantir dignidade, respeito e inclusão, permitindo que mais famílias possam viver a virada do ano com tranquilidade. Pensar em fogos de baixo ruído e em alternativas como os abafadores é entender que celebrar também é acolher as diferenças”, destacou.
Regras para retirada dos abafadores
*A distribuição é gratuita e ocorre conforme a disponibilidade em estoque, seguindo os critérios:
*Há prioridade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e demais pessoas com hipersensibilidade auditiva;
* É necessária a apresentação de documento de identidade e, no caso de pessoas com TEA, comprovação por meio de carteirinha ou laudo médico;
*A retirada deve ser feita pela própria pessoa ou por responsável legal;
*A entrega ocorre por ordem de chegada, enquanto durarem os estoques;
*Os abafadores são para uso pessoal e não precisam ser devolvidos.
A retirada acontece das 9h às 17h, na Casa do Cidadão, localizada na Avenida Maruípe, nº 2544, bairro Itararé. Caso os mil abafadores não sejam totalmente distribuídos nesta terça-feira, a entrega continua nesta quarta-feira (31/12), das 10h às 17h, na tenda da Arena de Verão.
Réveillon com fogos de baixo ruído
O Réveillon de Vitória 2026 contará com aproximadamente 17 toneladas de fogos de artifício de baixo ruído, distribuídas em três pontos da cidade: Orla de Camburi, São Pedro e Santo Antônio.
Na Orla de Camburi, principal palco da virada, o espetáculo terá 14 minutos de duração, com lançamento a partir de 12 balsas, posicionadas entre o Píer de Iemanjá e Jardim Camburi. Em São Pedro, a queima de fogos terá oito minutos, com três balsas sobre a baía, e em Santo Antônio, dois pontos de lançamento também garantirão oito minutos de efeitos luminosos.
Com iniciativas como essa, Vitória reforça o compromisso de celebrar com responsabilidade, empatia e inclusão, garantindo que o brilho da virada alcance a todos.
——————————————–
- Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
- Foto/Destaque: Crédito Bárbara Bueno de Sá / PMV
-
OPINIÃO6 dias atrásBloco de Nota / Dezembro 2ª edição
-
BRASIL4 dias atrásAssociação repudia ataques a jornalista por texto sobre Moraes
-
Acidente / Trânsito3 dias atrásAcidente grave, com vítimas fatais, deixa 11 mortos na BR-101 Norte
-
GERAL6 dias atrásCEO da empresa sul-coreana responsável por foguete que explodiu em Alcântara pede desculpas
-
Acidente / Trânsito6 dias atrásDois homens morrem em acidente com dois carros no Norte do ES
-
GERAL7 dias atrásEstudo do IJSN aponta queda nos nascimentos e mudanças no perfil demográfico do Espírito Santo
-
Acidente Aéreo3 dias atrásAeronave que caiu em Copacabana não tinha autorização para realizar a campanha publicitária
-
Esportes / Futebol14 horas atrásFilipe Luís estende contrato com Flamengo até 2027
