Educação / Destaque
Programa Intercâmbio Sedu: participantes conhecem países onde estudarão por três meses
Educação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, nesta quinta-feira (16), no Parque Casa do Governador, em Vila Velha, a cerimônia de anúncio dos países onde 350 estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino estudarão por três meses, dentro do Programa Intercâmbio Sedu. A iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de aprimorar o aprendizado de Língua Inglesa ou Espanhola em instituições de ensino no exterior.
Para a edição 2025, foram disponibilizadas 335 vagas para o curso de Inglês e 15 para o curso de Espanhol, distribuídas entre cinco países: 100 vagas para os Estados Unidos, 90 para a Irlanda, 85 para a Inglaterra, 60 para o Canadá e 15 para a Argentina.
“É um trabalho importante que fazemos no nosso Centro de Idiomas e que desenvolvemos no Estado todo. No ano passado, 170 alunos participaram do Programa de Intercâmbio e agora mais do que dobramos, chegando a 350 participantes. Essa é uma oportunidade para esses jovens se aperfeiçoarem na língua inglesa e espanhola, além de levar para a vida toda a experiência que vão acumular nesses países”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.
O mandatário capixaba destacou ainda que os intercambistas participarão de Cursos Intensivos de Línguas e serão acolhidos em casas de famílias anfitriãs, cuidadosamente selecionadas para garantir segurança e acolhimento. O programa também oferece café da manhã e jantar, Seguro Saúde e ajuda de custo mensal de US$400,00, proporcionando uma experiência completa e segura no exterior.
Para o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, oportunidades como esta podem fazer a diferença na vida dos estudantes e das suas famílias. “São jovens que se dedicam a aprender e agora vão aprender ainda mais, adquirindo novos conhecimentos, conhecendo novas culturas. Vão sair das cidades do Espírito Santo para serem cidadãos do mundo. Essa é mais uma política pública de qualidade, que já entrou para o calendário dos nossos alunos da Rede Pública de Ensino. Isso é verdadeiramente investir na sociedade. Parabéns e obrigado aos nossos profissionais da educação, vocês têm papel essencial nesse resultado de sucesso”, pontuou.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou a importância do programa para a formação integral dos estudantes capixabas e lembrou que a primeira parcela da ajuda de custo mensal é paga antes do embarque, que está previsto para janeiro de 2026, com o intuito de auxiliar na preparação dos estudantes.
“O programa proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar novas culturas, ampliar horizontes e fortalecer habilidades que contribuem para sua formação cidadã e acadêmica. A imersão em ambientes internacionais favorece o domínio do idioma de forma natural e intensa, além de estimular autonomia, responsabilidade e capacidade de adaptação”, comentou Vitor de Angelo.
Depoimentos
“Essa viagem é a realização de um sonho, e só está se tornando possível graças ao Programa Intercâmbio Sedu. Ele valoriza a inclusão social e a equidade, garantindo que estudantes como eu, que participam de programas sociais, tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência internacional única”, contou Luís Felipe Teixeira da Silva, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, em Vitória, que participará do intercâmbio em 2025.
“Estou muito feliz por ter sido selecionado para o intercâmbio! Sempre gostei de aprender novas línguas e culturas, e essa oportunidade vai me permitir crescer não só academicamente, mas também como pessoa. Só estou conseguindo viajar graças ao Programa Intercâmbio Sedu, que garante chances para estudantes como eu. Sou muito grato ao Governo do Estado por tornar isso possível”, disse João Vinícius Almeida Manoel Pereira, aluno da EEEM Irmã Maria Horta, em Vitória, que participará do intercâmbio em 2025.
Programa de Intercâmbio Estudantil
Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil conta, atualmente, com 23 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação. Em 2010, o Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu foi implementado dentro do Centro Estadual de Idiomas, com os objetivos de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e de consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, permitindo a utilização do idioma estrangeiro para a comunicação social, cultural e profissional.
______________________________________________________
*Fontes: Comunicação da Sedu / Comunicação Governo do Estado
*Foto/Destaque: Crédito – Mateus Fonseca / Governo do Estado
Educação
Prefeito sanciona lei que institui Escolas Cívico-Militares em São Mateus
Depois de ser aprovada pela Câmara Municipal, o prefeito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), sancionou a lei para a implantação das Escolas Cívico-Militares. A sanção aconteceu no final do mês passado e agora é Lei e essas escolas farão parte do Sistema Municipal de Ensino de São Mateus.
De acordo com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), a norma, aprovada pela Câmara Municipal, estabelece as bases legais para que o município possa adotar o modelo cívico-militar em unidades da rede pública, com foco na melhoria dos indicadores educacionais, no fortalecimento da cultura de paz e na valorização da cidadania.
Entre os objetivos centrais estão: promover ambiente educacional seguro e disciplinado, fortalecer a cultura de paz, incentivar o respeito às normas, estimular a colaboração entre comunidade escolar, família e gestão pública e consolidar valores de civismo, ética, respeito mútuo e responsabilidade social.

São Mateus terá, a princípio, três Escolas Cívico-Militares / Foto: Reprodução
A lei deixa claro que a gestão pedagógica das Escolas Cívico-Militares permanece sob responsabilidade exclusiva da equipe profissional da educação, em conformidade com a legislação educacional vigente. Já a atuação dos profissionais de apoio cívico-militar é limitada a atividades como apoio à ambiência escolar, orientação disciplinar não punitiva, organização de rotinas escolares previstas em regulamento e promoção de ações de civismo e cidadania, sendo expressamente vedado a esse pessoal exercer funções de natureza pedagógica.
A seleção das unidades escolares que poderão aderir ao modelo cívico-militar dependerá de alguns critérios estabelecidos em lei: manifestação de interesse da comunidade escolar, viabilidade técnica apurada pela Secretaria Municipal de Educação, disponibilidade de profissionais para execução do modelo e existência de convênios ou parcerias que viabilizem sua implantação. A norma também autoriza a SME a celebrar convênios, termos de cooperação ou parcerias com instituições civis ou militares, incluindo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, para apoiar a consolidação da gestão administrativa, pedagógica e disciplinar, sempre com base no Projeto Político-Pedagógico e no Regimento das Escolas Municipais.
A execução do modelo será acompanhada por um técnico de referência designado pela SME, responsável por avaliar resultados pedagógicos e disciplinares, monitorar as atividades de apoio cívico-militar, emitir relatórios periódicos e propor melhorias. A Secretaria também expedirá atos complementares para regulamentar o funcionamento das Escolas Cívico-Militares no município. A implantação, por sua vez, ocorrerá de forma gradativa, observada a disponibilidade orçamentária, financeira e administrativa do Município, com despesas custeadas por dotações próprias da Secretaria Municipal de Educação, suplementadas se necessário.
Com a sanção da Lei nº 2.408/2025, São Mateus passa a contar com um marco legal que autoriza a adoção do modelo cívico-militar em sua rede pública, oferecendo mais um instrumento para fortalecer a organização, a segurança e a qualidade do ambiente escolar, sem abrir mão da autonomia pedagógica e do protagonismo dos profissionais da educação.
——————————————-
- Fonte: Prefeitura de São Mateus / Comunicação
- Foto/Destaque: Reprodução / Internet
-
Esportes / Futebol7 dias atrásFluminense derrota o Bahia e garante vaga na fase de grupos da Libertadores
-
CIDADES6 dias atrásSelo Diamante: Vitória reafirma destaque no Programa Nacional de Transparência Pública
-
CIDADES5 dias atrásSerra 469: Cidade Celebra conquistas durante todo ano
-
Regional4 dias atrásGuriri só será bom para o turista se for bom para seus moradores
-
Acidente / Trânsito6 dias atrásJovens morrem atropelados enquanto recebiam socorro após colisão em Jerônimo Monteiro
-
Educação6 dias atrásPrefeito sanciona lei que institui Escolas Cívico-Militares em São Mateus
-
Política Nacional3 dias atrásCâmara dos Deputados mantém mandato de Carla Zambelli
-
Entretenimento / Música5 dias atrásArena de Verão 2026: atrações vão movimentar Camburi a partir do dia 2 de janeiro
