Fiscalizar para prevenir
Conselho realiza vistoria na ciclovia da Terceira Ponte após relato de rachaduras
CIDADES
Equipe do Crea-ES realiza a inspeção para avaliar os danos estruturais na Ciclovia da Vida
Vitória / ES
Após vídeos e relatos de ciclistas sobre rachaduras em uma parte da estrutura da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realiza uma vistoria na manhã desta terça-feira (23). Mesmo com a inspeção, o local está funcionamento normalmente.
Na última semana, o fotojornalista do Folha Vitória, Thiago Soares, registrou danos na grade e uma viga de sustentação no sentido Vitória x Vila Velha da ciclovia. Os problemas também foram compartilhados em vídeos feitos por ciclistas que passam pelo local diariamente.
O engenheiro do Crea-ES, Geraldo Rossoni Sisquini, informou que a inspeção tem como objetivo avaliar os danos estruturais causados pela vibração com a passagem de veículos e pela ação do vento, principalmente, no vão central.
Temos também um ambiente agressivo em termos de corrosão, porque temos a maresia. Então, esses efeitos dos danos estruturais são causados pela sinergia da vibração existente e da maresia, que faz com que haja uma corrosão e esse processo de trinca da estrutura é acelerado.
Geraldo Rossoni Sisquini, Crea-ES
Apesar disso, o conselheiro do Crea-ES afirma que não há motivo para que os ciclistas fiquem inseguros em usar a ciclovia. As normas estabelecem que as inspeções no local devem ser realizadas de forma periódica para identificar pontos que necessitam de manutenção.
Após a vistoria, o Crea-ES vai elaborar um relatório técnico com as devidas recomendações e, se necessário, comunicará os órgãos responsáveis pela obra ou manutenção da estrutura.
Ciclovia passou por manutenção em 2024
A Ciclovia da Vida já havia passado por manutenção preventiva em dezembro de 2024. Na ocasião, o trecho no sentido Vitória-Vila Velha precisou ser fechado temporariamente para execução dos trabalhos, e os ciclistas dividiram a pista oposta, normalmente utilizada por quem seguia de Vila Velha em direção a Vitória.
Apesar da intervenção, usuários relatam que os problemas continuam e cobram fiscalização mais rigorosa e correções permanentes na estrutura.
O que diz o governo do ES
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do governo do Espírito Santo informou que acompanha a situação de perto e que a equipe de projetistas e a empresa responsável pela obra já estão alinhadas para realizar as correções necessárias.
Segundo a pasta, esse tipo de ocorrência é comum em grandes obras de engenharia, como a Terceira Ponte e a própria Ciclovia da Vida, por conta da complexidade estrutural, das dimensões e da presença de juntas de dilatação.
A Semobi reforçou que não há risco de comprometimento da estrutura nem ameaça à estabilidade da ciclovia. “Os ciclistas podem trafegar normalmente pelo local”, destacou a secretaria.
———————————————————————–
* Matéria reproduzida do portal Folha Vitória – Conteúdo
* Foto/Destaque: Crédito – Thiago Soares / FV
CIDADES
EDP faz mutirão de poda no Centro de São Mateus
Serviço beneficiará mais de 8.200 unidades consumidoras e será realizado em linha viva, ou seja, sem interrupção no fornecimento de energia
São Mateus (ES)
A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, deu início a realização nesta quarta-feira (24), um mutirão de manutenção preventiva no Centro de São Mateus. O serviço tem o objetivo de eliminar o risco de contato dos galhos de árvores com a rede elétrica e, consequentemente, uma possível falta de energia. A ação acontece em regime linha viva, ou seja, sem interrupção no fornecimento de energia.
A iniciativa vai beneficiar mais de 8.200 clientes residenciais e comerciais e faz parte das atividades de manutenções preventivas, realizadas diariamente, em toda a área de concessão da Distribuidora, para garantir a qualidade e continuidade do abastecimento. O serviço conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Mateus.
“A vegetação é um dos principais fatores de interferência na qualidade do fornecimento de energia e os serviços preventivos na rede elétrica são necessários para garantir a qualidade e continuidade do fornecimento, além da segurança”, destaca a gestora da EDP na região, Pammella dos Santos.
Ao entrar em contato com a rede elétrica, a vegetação pode ser um fator de interferência na operação no sistema e ocasionar curto-circuito e falhas. Em função disso, é necessária a manutenção preventiva da arborização. Para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia, os trabalhos de poda de árvores da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente.
——————————————
- Fonte: EDP / Comunicação
- Foto destaque: Reprodução / TC
-
Esportes / Futebol5 dias atrásEm Santa Leopoldina, rua de campeão do mundo respira clima de Copa!
-
Mundo Cristão7 dias atrásDia Nacional do Pastor destacou a missão e os desafios da fé
-
BRASIL7 dias atrásJaques Wagner, líder do governo no Senado, é um dos alvos da operação da PF
-
Esportes / Futebol6 dias atrásCanadá atropela o Catar e conquista vitória histórica na Copa do Mundo
-
SAÚDE4 dias atrásVacina contra Covid: Comissão aprova fim de obrigatoriedade
-
Educação7 dias atrásLideranças da Educação de vários estados do Brasil visitam Vitória para jornada formativa
-
CIDADES7 dias atrásMoradores e comerciantes comemoram a revitalização da praça do bairro Itapemirim
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrásSão Mateus promove ações para minimizar possíveis impactos do El Niño