Guerra Santa
Igreja e prefeitura brigam na Justiça por terreno de R$ 7,8 milhões
CIDADES
A igreja alega que não transferiu a propriedade do terreno para o município de Afonso Cláudio, permitindo seu uso por meio de um “contrato de comodato”
Afonso Claudio / ES
A Mitra Arquidiocesana de Vitória do Espírito Santo e a Prefeitura de Afonso Cláudio, na região Serrana do Estado, entraram em uma disputa judicial por um terreno de R$ 7,8 milhões localizado no município. No local, que antes abrigava um orfanato, foi construída a nova Unidade Básica de Saúde.

Prefeitura / Foto: Gabriel Lordello
A igreja alega que não transferiu a propriedade do terreno para o município, permitindo seu uso por meio de um “contrato de comodato”, ou seja, um empréstimo gratuito. Mas a Prefeitura do município destaca que possui a posse da área de 1.500 m².
Em uma decisão monocrática, assinada pelo conselheiro relator Sergio Aboudib Ferreira Pinto, do Tribunal de Contas do Espírito Santo, no dia 11 de setembro de 2024, foi determinado que, no prazo de cinco dias, as partes se manifestem sobre as irregularidades apontadas.
Segundo informações do processo, ao longo do funcionamento do espaço, a igreja não transmitiu a propriedade de parte da área para o Município.
“Entretanto, permitia que os serviços públicos ali fossem realizados por diversas administrações na espécie de comodato, uma vez que é de conhecimento público e histórico, que naquele prédio funcionava o “orfanato” gerido e mantido pela requerente e a comunidade católica”, consta no processo, que a reportagem teve acesso.
Foi destacado que a posse direta das partes do imóvel foi, ao longo do tempo, transmitida aos que combinavam oficialmente com a solicitante a forma de venda. Além disso, se transmitia a parte que lhe cabia junto à matrícula do imóvel.
No processo é apresentado um documento em que, na declaração de posse do terreno, o município destaca que “mesmo não existindo documento comprobatório de posse, o terreno situado no endereço Praça Aderbal Galvão [..] do qual o município detém a, justa e de boa-fé, posse essa, continua incontestável”.

Diante da situação, é solicitado o procedimento administrativo de desapropriação da área do imóvel, para a expropriação e pagamento da indenização com valor conforme a legislação.
Procurada, a municipalidade não se pronunciou sobre essa questão. Mas, a Mitra Arquidiocesana de Vitória ressaltou por meio de um representante, que existe um processo contra a Prefeitura de Afonso Cláudio por apropriação indevida de um terreno da Mitra.
“Entretanto, enquanto o processo estiver em andamento, a Mitra não se pronunciará. Aguardamos a decisão da Justiça”.
—————————————————————————
* Da Redação / Com informações do portal Folha Vitória
* Fotos: Reprodução / Redes Sociais
CIDADES
Moradores e comerciantes comemoram a revitalização da praça do bairro Itapemirim
O espaço ganhou novos brinquedos, pintura e paisagismo
Por Iures Wagmaker* | Cariacica (ES)
Pipoca, algodão doce, crianças brincando e vários moradores aproveitando o espaço, que agora está novinho. Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Cariacia realizou a entrega da revitalização praça Wilson Fernandes de Carvalho, no bairro Itapemirim. O espaço ganhou novos brinquedos, pintura e paisagismo.

Foto: Cláudio Postay / PMC
A entrega faz parte das comemorações pelos 136 anos de Cariacica. Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito de Cariacica, Euclerio Sampaio, a vice-prefeita, Shymenne de Castro, secretários, servidores e diversos moradores.
Para o prefeito, o momento é de celebração pelas realizações em todas as regiões da cidade. “Este é mais um investimento para nossas comunidades. Seguimos trabalhando para levar sempre mais comodidade e qualidade de vida para os moradores de todas nossas 14 regiões. Podem ter certeza, que em breve, junto com os investimentos do Governo do Estado, teremos novos serviços sendo realizados aqui no bairro Itapemirim e em toda a nossa cidade”.

Mais uma entrega da Prefeitura para a comunidade / Foto: Cláudio Postay / PMC
Além da comunidade, que agora tem um espaço novinho para aproveitar, os comerciantes do local também comemoram. A Josete Ramalhete é dona de uma sorveteria e disse que está satisfeita com a obra no local. “A reforma dessa praça traz muitos benefícios para nós, comerciantes, e para quem trabalha aqui, com brinquedos novos para as crianças e para as famílias virem. Isso é muito bom”.
Para o comerciante Derlízio “Alemão”, a revitalização da praça é um investimento necessário para o bem estar da comunidade. “Cariacica nunca viu isso. Eu era caminhoneiro, viajava muito e via várias praças nas cidades e só aqui não tinha. Hoje, graças a essa gestão, isso já é uma realidade pra gente e pra muitos outros bairros da região”, afirmou.
—————————————————————————
- Prefeitura de Cariacica / Comunicação – Conteúdo
- Foto destaque: Crédito – Cláudio Postay / PMC
-
Esportes / Futebol6 dias atrásInglaterra com show de Kane vence a Croácia
-
Política / Eleições6 dias atrásPazolini registra menor rejeição entre todos os nomes testados para o Governo do Estado
-
Esportes / Futebol5 dias atrásEm Santa Leopoldina, rua de campeão do mundo respira clima de Copa!
-
BRASIL6 dias atrásJaques Wagner, líder do governo no Senado, é um dos alvos da operação da PF
-
Mundo Cristão6 dias atrásDia Nacional do Pastor destacou a missão e os desafios da fé
-
Esportes / Futebol6 dias atrásCanadá atropela o Catar e conquista vitória histórica na Copa do Mundo
-
Educação6 dias atrásLideranças da Educação de vários estados do Brasil visitam Vitória para jornada formativa
-
SAÚDE3 dias atrásVacina contra Covid: Comissão aprova fim de obrigatoriedade