VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Artigo / Meio Ambiente

COP30: um chamado à ação em terras capixabas

Publicados

OPINIÃO

Visualização da imagem

Por Luana Romero, diretora executiva do Ideias*

 A realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que vai acontecer no mês de novembro, em Belém do Pará, já é um marco para o Brasil e um momento histórico para a agenda ambiental global.

Com 2024 marcado como o ano mais quente da história, a agenda climática deixou de ser uma discussão sobre o futuro. É uma realidade urgente que exige ação hoje. Por isso mesmo, antes da COP30 começar, ela já nos convoca à responsabilidade, especialmente com a realização de etapas preparatórias em diversos estados.

Nessa semana, Vitória será palco de uma das etapas oficiais preparatórias da Conferência, colocando o Espírito Santo no mapa das decisões mais importantes sobre o futuro do planeta.

A presença dessa agenda em Vitória, coloca o nosso território no centro do debate climático global. E não é por acaso. O Espírito Santo é um estado estratégico, com uma base industrial forte e uma sociedade civil cada vez mais mobilizada. Participar desse processo é mais do que necessário, é urgente.

A crise climática está batendo à nossa porta com enchentes, ondas de calor extremo, insegurança alimentar, desastres ambientais. Na COP30, o Brasil terá a oportunidade de se posicionar como líder na transição climática. Mas essa liderança só será legítima se for construída com coerência, compromisso e inclusão.

É isso que precisamos defender. Para enfrentar os desafios da crise climática, é fundamental que sociedade, lideranças, organizações e governos atuem juntos, desenvolvendo soluções socioambientais, promovendo o diálogo entre diferentes setores e impulsionando ações com impacto real e duradouro.

A etapa preparatória da COP30 em Vitória é uma oportunidade única para ampliarmos a escuta, valorizarmos o conhecimento local e tornarmos essa transição mais justa. Que esse movimento não fique restrito a auditórios, que chegue às ruas, às escolas, às empresas e, principalmente, às comunidades que mais precisam ser ouvidas.

_____________________________________________________________

* A autora é diretora executiva do Ideias e especialista em sustentabilidade e práticas ESG

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nas eleições o eleitor tem muitas opções, basta ter critério na escolha
Propaganda

OPINIÃO

Bloco de Notas – Primeira Edição de Julho

Publicados

em

Por Paulo Roberto Borges

Valorizando a cultura popular – Um importante marco para o fortalecimento da cultura carnavalesca da capital capixaba foi o lançamento do edital para a construção da Cidade do Samba. Será implantada em uma área de 16 mil m², no Centro de Vitória, e atenderá à demanda logística do desfile das escolas de samba. 

O espaço contará com dois galpões, abrigando sete barracões para a produção de alegorias e adereços, além de estrutura para eventos e lazer.

Além de atender às necessidades das escolas de samba, o local será um pólo permanente de valorização da cultura carnavalesca e poderá abrigar outros eventos relacionados ao samba ao longo do ano.

Contas rejeitadas – Deu o obvio. A maioria dos vereadores de São Mateus apreciaram e votaram pel rejeição das contas do exercício de 2023 do ex-prefeito Daniel Santana (PDT). O fato aconteceu na sessão da última segunda-feira (7) e dos 11 vereadores, 8 votaram pela rejeição. Apesar do resultado, o parecer técnico do Tribunal de Contas do Espírito Santo foi pela aprovação, mesmo a realidade para a população de São Mateus nos oito anos de mandato do ex-gestor, ter sido de destruíção da cultura, das tradições e quase da esperança daquele povo. Deixou o município como terra arrasada. O pior é que teve o apoio de lideranças políticas constituídas do Estado.

Sucesso – A Feira dos Municípios foi muito elogiada pela sua organização e participação dos municípios. Quem foi gostou e se tronu um dos mais importantes eventos do Espírito Santo.

Justa homenagem – Os vereadores de Vitória aprovaram na Sessão Ordinária da terça-feira (08/07) o Decreto Legislativo nº 11/2025, dos proponentes Davi Esmael (Republicanos) e Anderson Goggi (PP), que institui a Comenda “Pastor Gedelti Victallino Teixeira Guedes”, que será concedida a personalidades que se destacam na promoção dos valores cristãos, na evangelização, no serviço social e na liderança religiosa, com notório reconhecimento da sociedade.

Leia Também:  Coluna / Bloco de Notas

O pastor, que faleceu dia 05, teve destaque como fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata (ICM).

Linhares – A política de Linhares começa a clarear visando as eleições do próximo ano. O prefeito Lucas Scaramussa (Podemos) tende a apoiar o seu vice, Franco Fiorot (União), a uma cadeira na Assembleia Legislativa. A ciumeira começa a vir da Câmara, uma vez que o seu presidente, Roninho, também é do mesmo partido do chefe do Executivo e esperava ter o seu apoio.

Ainda eleições – O ex-prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, também é pré-candidato a uma vaga no legislativo estadual. Foi um prefeito de dois mandatos que saiu com aprovação beirando os 100%. Hoje, ocupando a direção da Superintendência Regional de Saúde da Região Norte, localizada em São Mateus, Araújo, é cotado como forte candidato a disputar o pleito de 2026. Tem visibilidade em toda a região. Seu prestígio e competência levou seu nome até como opção a uma candidatura a prefeito de São Mateus.

Pode Isso, Arnaldo?!

Não. Não Pode.

Fazer campanha eleitoral em período não permitido, e sob as barbas da Justiça Eleitoral. Isso prova que esse órgão que regula as eleições, é dispensável.

Resumão:

Desocupação – A Prefeitura de São Mateus vai retirar os ambulantes dos locais públicos da cidade. A notificação foi encaminhada e o prazo se encerra dia 24. /// Regularização – A Prefeitura de Linhares vai executar o projeto de regularização fundiária dos imóveis do balneário Pontal do Ipiranga. /// Eleições – O ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD), pode vir com força para a disputa a deputado estadual. Por enquanto não é pré de nada, mas logo logo passa a ser pré de tudo. É uma das maiores lideranças da política de Linhares e da região Norte. /// Novidade – Aonde há fumaça há fogo. A primeira-dama de São Mateus, Talita, poderá vir a ser pré-candidata a deputada estadual com o apoio do marido, prefeito Marcus Batista (Podemos). O cunhado Rodrigo da Cozivip, que é o pré-candidato natural do grupo, já colocou as barbas de molho.A primeira-dama ocupa um cargo de secretária municipal e vem tendo mais visibilidade do que o irmão do prefeito. Já há buchicho de insatisfação no ar… A conferir. /// Tour pré-eleitoral – O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem visitado vários municípios em sua pré-campanha ao governo do Estado. O mesmo vem acontecendo com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). Tem demanda do governo? Lá está Ferraço. Com relação a Pazolini, tem sido ciceroneado pelo Erick Musso e o deputado federal, Evair de Melo (PP). /// No governo – O ex-vice-prefeita de Vitória, na primeira gestão de Pazolini, Capitã Estéfane (Podemos), foi alçada a um cargo no governo Casagrande. Acredita-se que dessa vez seu objetivo é a Assembleia Legislativa. Entrou muito jovem na política e hoje adquiriu experiência, é comptente, humilde, tem voto e tem caráter. Uma pessoa íntegra e gente do bem. A conheço, posso afirmar. /// Integrado – O treinador da Seleção Brasileira de Futebol, Ancelotti, já apresentou sua credencial e mostrando estar à vontade no País. Foi condenado pela justiça italiana por questõesrelacionadas ao fisco daquele país. Vai dar certo no Brasil. /// Dispensável – A visita do presidente Lula a Linhares mais parece campanha política. A entrega a ser feita é recurso oriundos das indenizações pagas pela Samarco aos atingidos pela tragédia de Mariana. Lula é o presidente sem povo.

Leia Também:  Editorial / Fevereiro: O ano começou e o Governo Federal ainda está na linha de largada

__________

Para Reflexão:

“Quem tem luz própria, jamais ficará na escuridão”

Autor desconhecido

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA